Escola do Poder Legislativo promove evento para conscientização e debate sobre a acessibilidade do cidadão e da cidadã com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Em 30/04/2019, no Plenário “José de Cayres”, da Câmara Municipal de Pradópolis/SP, a Escola do Poder Legislativo de Pradópolis/SP (EPOLEP) realizou a Mesa Redonda “A Deficiência Está na Falta de Acesso: o desenvolvimento de políticas públicas sob a perspectiva do cidadão e da cidadã com Transtorno do Espetro Autistas (TEA)”, com o apoio do Departamento Municipal de Educação (DME), em celebração à I Semana Municipal da Pessoa com Deficiência (Lei Municipal nº 1.508/2017).
De início, o evento contou com a exposição de arte sustentável feita de cola, E.V.A. e papelão, produzida por alunos e alunas da Educação Especial do CECI Luiz Ometto, de Pradópolis/SP, e organizada pela Prof.ª Maria José Caetano (Zezé); e com a apresentação da Banda Marcial, também da Educação Especial do CECI Luiz Ometto, sob a regência do Prof. João Pedro Santana.
Em seguida, houve a leitura da “Carta em defesa da inclusão escolar e social – ampla e irrestrita”, da ABRAÇA (Associação Brasileira para Ação por Direito das Pessoas com Autismo), realizada pela Prof.ª Mariane Souza.
Já a Mesa Redonda, apresentada e mediada pelo Prof. Rodrigo Soares da Silva, Diretor do CECI Luiz Ometto, contou com a participação das seguintes palestrantes:
- Mirella Fiuza Losapio, psiquiatra da infância e adolescência e coordenadora do ambulatório de TEA do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto/SP, que ministrou a palestra “Como Identificar Precocemente o Transtorno do Espectro Autista (TEA)”;
- Patrícia Binhardi, psicóloga e filósofa, especialista em educação especial, avaliação psicológica e psicopedagogia, e psicóloga da Educação Especial de Pradópolis/SP, que ministrou a palestra “Intervenção Terapêutica: Análise do Comportamento Aplicada ao Autista (ABA)”;
- Caroline Salerno, advogada especialista em direito médico hospitalar, que ministrou a palestra “Direitos da Criança com Deficiência: da saúde especializada à escola inclusiva”.
Com uma plateia repleta de professores/professoras; pais e mães de alunos/alunas com TEA; servidores/servidoras públicos; agentes políticos e munícipes, de uma forma geral, o encontro buscou promover o acesso à informação e a conscientização da população acerca das questões relativas à participação social das pessoas diagnosticadas com TEA, por meio do compartilhamento e da disseminação do conhecimento, das práticas e da experiência de quem atua, convive e vive com o Espectro.
Em clima de aprendizagem e confraternização, os participantes também puderam apreciar um coffe break preparado pela equipe da Merenda do Departamento Municipal de Educação e pelo Departamento Municipal de Assistência e Promoção Social.
O evento foi transmitido ao vivo na internet, via TV Câmara, permanecendo o seu registro audiovisual integralmente disponível no canal da Câmara no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=K-zeLkR_2JM.
Já as obras de arte sustentável produzidas pelos alunos e alunas da Educação Especial do CECI Luiz Ometto permanecem expostas no hall de entrada da Câmara Municipal.